CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Praxes

Hoje apetece-me dissertar sobre as praxes académicas.
Aquilo para mim é tudo uma grande bosta, é uma perda de tempo. Não consigo perceber qual é a piada de ser humilhado publicamente nem de humilhar os outros.
Será que os "doutores" (doutores uma merda, eles não são doutores de nada...) são assim tão frustrados que têm que fazer os caloiros passar por cenas ridículas para se sentirem melhores consigo mesmos? E qual é a dos caloiros que vão para ali todos contentes para serem sujeitados a coisas completamente vergonhosas?
Por mais que eu tente, não consigo perceber onde está o grande interesse das praxes... É mesmo de quem não tem mais nada para fazer da vida!

Quando eu for para a faculdade, no próximo ano (espero eu), ninguém me vai ver metida nessas cenas. Tenho muito mais onde gastar o meu tempo, obrigada...

7 comentários:

Joana disse...

Oh faxabore!! Mas que vem a ser isto?? Eu já fui praxada e já praxei e não sou frustrada!!!!
Lá porque a menina é tão closed-minded que não consegue entender a Praxe, não lhe dá o direito de dizer estas barbaridades sobre algo que não percebe! Porque só percebe a Praxe quem vive/viveu a Praxe! E se a Praxe é perda de tempo, é para aqueles que lá estão por estar e não entendem o objectivo! Para além disso, a Praxe não é humilhante para quem lá está voluntariamente.
Podia ficar aqui uma eternidade a tentar fazer a menina engolir o que disse, mas não vale a pena porque nunca há-de ter o espírito necessário para tal!
Tenho dito...
Frustrada és tu!

Moon disse...

Oh minha Joaninha... Eu só aceitei o comentário porque achei piada... lol

"Closed-minded"? xD
Andas a falar caro...

"Para além disso, a Praxe não é humilhante para quem lá está voluntariamente."
Desculpa lá... Lá por uma pessoa estar lá voluntariamente não quer dizer que levar com ovos e porcarias em cima à frente de toda a gente deixa de ser humilhante... Arriscar-se a ter o cabelo cortado numa m*rda também tem muita piada, não é?

Podes dar os argumentos que quiseres, porque a minha opinião não vai mudar. E se dizes que só entende quem vive, então eu estou condenada a ficar para sempre na ignorância... lol

Pobre de mim! Ai, mundo cruel! xD

Cats disse...

Até concordo contigo. Mas também acho que é algo que varia muito, pois isso das praxes depende muuuito das faculdades.

Por acaso não tive grandes problemas quando me praxaram, porque na minha faculdade as coisas são bem leves. Para além disso são só um dia, enquanto nas outras duram entre uma a duas semanas. Às vezes já vou com duas semanas de aulas e ainda vejo uma filinha de caloiros a passar com os veteranos atrás a mandarem-nos calar x'D

Anyway, acho que devias pensar melhor em ir ou não, pelo menos experimentar no primeiro dia, porque é uma óptima maneira de conheceres logo os outros caloiros ;)

Beijinho

Maffs* disse...

Aninhas, daqui fala-te uma caloira. Não vás com ideias formadas antes de não saberes como é.

Claro que depende de faculdade para faculdade, mas a praxe só te faz bem.
Começas a ganhar conhecimentos, a ganhar à vontade e muito mais. E garanto-te que são tempos que nunca mais esquecerás.
Claro, e não digo o contrário, que ás vezes só me apetece mandar os doutores darem uma voltinha e não em chatearem o juizo. Sim, é verdd. Mas n final do dia há sempre coisas boas a reter. Não não acho que se seja humilhado, é uma altura diferente, para fugir à monotonia. Faz parte de uma tradição académica que espero que não acabe.

Eu falo-te de experiência própria.. Há momentos únicos lá vividos e as amizades que ganhas acho que vão ficar. Pois o espirito da praxe está ai. Tens de aprender a ser solidário, a ser unido e a ajudares os que tão no mesmo patamar que tu. 'NÃO SOMOS DEZ SOMOS UM! CALOIRO É SOLIDÁRIO'

Outra coisa boa..nos anos a seguir já te podes 'vingar' na nova geração de caloirinhos.. LOL. é um ciclo que acho que não deves rejeitar de ante-mão.

Mas tb te digo, só fazes aquilo que queres ou que achas q deves fazer. A coisas estupidamente estupidas, nega-se e ngm te pode recrimar.

Beijinho*
Maffs*

Bia Beck disse...

Concordo totalmente contigo Moon.
Todos os anos em Setembro/Outubro/Novembro ao chegar a casa passo pela Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão. Nesta universidade há quatro anos foi morto um estudante de 22 anos (há 4 que não era caloiro) que continuava a ser praxado como um caloiro todos os dias, apesar de ser quase um veterano. Era espancado, obrigado a embebedar-se em menos de meia hora com o máximo de cervejas que conseguisse "emborcar" e muitas outras coisas. Um dia, num ensaio da tuna académica, as coisas foram (ainda) mais longe. Espancaram-no tão violentamente que ele não quase não conseguia ver, falar e estava prestes a desmaiar. Acabou por morrer no Hospital de S.João, no Porto com diversos traumatismos.
Nunca se veio a descobrir quem foram os agressores, graças a eles realmente serem muito unidos e terem muito "espírito académico" (ironia), pois nunca se acusaram.

Como é que é suposto alguém continuar a defender as praxes quando casos destes acontecem?

Maffs* disse...

C'mon..isso é como tudo!
Tb ha muita merda nas claques de futebol e elas continuam a existir. Como eu disse, tudo depende da faculdade, da pessoa q praxe e mesmo do caloiro,pq sim depende muito da pessoa q tá a ser praxada e da noçao que esta tem dos seus limites e da sua própria integridade moral xD

katy disse...

Oie...desculpa a invasão. Mas o tema despertou-me a atenção.
Concordo com td akilo k dissest, acho k a praxe é uma coisa k só serve para deixar os caloiros ainda mais nervosos e receosos da sua entrada na universidade.
Se a praxe fossem apenas umas pinturinhas na cara e tal, até se aceitava pk acabava por ser engraçado. O problema é k em mtas universidades há abusos e k abusos (e nao venham dizer k é mentira pk eu sei d casos e n são poucos) e por causa do "espirito académico" como a Bia Beck referiu, esses abusos nunca são devidamente investigados e punidos, sendo k mtas vezes são totalmente ignorados.
Por isso se me perguntarem se as praxes fazem falta? NAO

p.s. Sei k há algumas universidades ond a praxe até é uma coisa leve e só dura 1 ou 2 dias...mx infelizmente são mto poucas. Na maioria dos casos dura bué time, knd os alunos ja se deviam tar era a concentrar nos estudos. Sorry o testamento, mx este assunto mexe com os meus nervos xD

beijo* fika bem